Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Notícias Saúde Primavera chega e saúde alerta sobre os cuidados para evitar a catapora

Primavera chega e saúde alerta sobre os cuidados para evitar a catapora

E-mail

   A primavera, que começou nesta sexta-feira, dia 23 de setembro, facilita a transmissão da varicela, popularmente conhecida como catapora. Por isso a Secretaria da Saúde faz um alerta sobre sintomas, cuidados e formas para prevenir a disseminação da doença. Geralmente benigna, a doença atinge principalmente crianças, mas os adultos infectados com o vírus requerem cuidados especiais, sobretudo se tiverem outras doenças associadas. 

    Altamente contagiosa, a catapora se caracteriza pela presença de febre e vesículas (pintas vermelhas com líquido) espalhadas em todo o corpo, que evoluem para crostas, até a cicatrização. Depois de infectado, o paciente fica imune à doença. Os infectados pelo vírus da catapora precisam ter especial atenção com as condições de higiene da pele e também se alimentar bem. No caso de crianças, deve-se ainda evitar o contato com outras crianças que estejam com a doença e quem estiver doente deve ficar em casa. Somente assim é possível evitar surtos.

   Uma vez doente, é preciso ter cuidado com as infecções, que podem ocorrer por causa das feridas na pele. Do contrário podem ocorrer complicações, como infecção secundária das lesões de pele, pneumonia, encefalite, complicações hemorrágicas, hepatite, artrite, e infecção invasiva grave, com risco de óbito.  É necessário manter o paciente higienizado. As lavagens de mãos têm que ser excessivas para evitar que  infecções mais graves aconteçam.

Como funciona a catapora

Para evitar complicações:
 - Corte sempre as unhas e deixe-as limpas;
 - Use roupas leves, para evitar calor e aliviar as coceiras;
 - Não arranque as crostas;
 - Mantenha-se em repouso enquanto tiver febre;
 - Consuma alimentos leves e muito líquido.

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 54.90.217.44