Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Colunas Motivação Como motivar a geração "C"

Como motivar a geração "C"

E-mail

A geração “Y” é agora chamada de geração “C” = Connected ou conectada. São os jovens nativos digitais que nasceram e vivem mergulhados no mundo multi-mídia da internet. Esses “conecta-dos” estão agora entrando no mercado de trabalho e tendo enorme dificuldade em se adaptar.   A reclamação é de ambos os lados, pois os empregadores também não conseguem entender e, portanto trabalhar com essa geração que vem sendo acusada de folgada, descomprometida, impaciente, desatenciosa, mal educada, etc.   Do lado dos nativos digitais a reclamação é de que os chefes e patrões, não passam de “velhos caretas”, lentos demais, chatos, mandões e que só vivem para trabalhar.

O quer fazer? Os dois lados terão que buscar um diálogo que, embora difícil, é possível. Os mais velhos devem entender que o mundo é mesmo digital. Quem for analógico já está condenado a se tornar um fóssil. E os “conectados” devem entender que os mais velhos é que construíram esse mundo e o progresso que ele tem, portanto, não são totalmente “babacas”.

Como o próprio nome dessa geração aponta,  ela é “conectada”, ou seja, prefere trabalhar em rede, times, conectada a outras pessoas. O trabalho individual, parado, rotineiro, não faz sentido para essa “tribo”. Assim, para motivar essa geração é preciso fazer com que eles trabalhem em times, conectados, trocando experiências e utilizando toda a riqueza da informação digital disponível.

Essa geração quer experimentar, vivenciar, participar. A experiência vivencial a motiva mais do que teorias abstratas. E esse é um enorme desafio para as empresas e os dirigentes. O que motiva essa geração é participar de todas as etapas do processo e não apenas de partes fragmentadas. Elas não obedecem por obedecer; elas obedecem por compreender.

A verdade é que, sem diálogo esse choque de gerações pode virar uma verdadeira batalha que não levará a sucesso algum. Em vez de criticas e incompreensões temos que buscar um caminho ganha-ganha onde o melhor das duas gerações poderá criar um espaço onde todos saiam ganhando .Pense Nisso! Sucesso.

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 54.90.237.148