Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Colunas Motivação Perca o medo de celebrar suas vitórias

Perca o medo de celebrar suas vitórias

E-mail

Nós, brasileiros, temos que acabar com a baixa autoestima que nos faz pensar que celebrar é errado ou coisa de pessoas arrogantes ou até mesmo que “dá azar”. Parece que temos vergonha de comemorar nossas vitórias e celebrar nossas conquistas. Quando tudo vai bem, em vez de celebrar e comemorar, ficamos aflitos, com medo, pois nunca nos achamos merecedores do sucesso. Temos que acabar com isso.   Vejo que as empresas celebram pouco suas pequenas vitórias  - a conquista de um novo cliente; um novo contrato; um reconhecimento de um fornecedor. Mesmo as grandes vitórias são comemoradas com discrição, muitas vezes só pelos níveis diretivos. A impressão que tenho é que temos medo de permitir a comemoração em todos os níveis. Por que esse medo?

Sem celebrar as vitórias não reforçamos o nosso sucesso e não nos aprofundamos nas razões de nossos acertos. Quando damos foco excessivo aos nossos fracassos, na verdade reforçamos nossos erros e nosso medo de inovar, de criar, de agir. Vejo dirigentes que fazem reuniões e mais reuniões para resolver problemas, mas nunca fizeram uma reunião sequer para elogiar e celebrar um fato vitorioso.

As pessoas precisam de reforço em seus comportamentos positivos para que repitam esses comportamentos. Se o reforço é sempre negativo, ou seja, se só existir punição pelos erros e nunca elogios pelos acertos, as pessoas se sentirão medrosas e inseguras, cada vez mais desmotivadas para agir. Além disso temos que lembrar que passamos a maior parte de nossos dias no trabalho. Um ambiente punitivo, pesado e triste impede a inovação e a criativi-dade. As pessoas não veem a hora de ir para casa. Uma das maiores responsabilidades dos dirigentes empresariais é tornar o ambiente de trabalho um local leve, agradável, um lugar onde as pessoas possam sentir prazer em ficar.

E não se esqueça de comemorar e celebrar suas vitórias pessoais. Comemore com seus filhos, pais, esposos, namorados e amigos as suas vitórias. Não tenha vergonha de mostrar sua alegria. Celebre com aqueles que ama as pequenas e as grandes conquistas de sua vida. Não tenha medo de mostrar sua felicidade e jamais tenha medo de ser feliz.Pense nisso.Sucesso!

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 54.144.16.135