Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Colunas Motivação A história e a empresa

A história e a empresa

E-mail

A história de uma empresa deve ser preservada, escrita e passada para todos os que dela participam. Tenho visto empresas européias e americanas que investem pesadamente na preservação de sua história.  São histórias que contam desde a concepção e os primeiros passos, até pequenas conquistas atuais. É através da história que os colaboradores atuais conseguirão compreender as razões de posturas e condutas que têm origens remotas na vida de uma empresa.


Essas histórias vão formando a cultura da empresa, que vai impregnar a mente e o coração de colaboradores e clientes. Empresas que não cultuam sua história não conseguem formar um conjunto de crenças e valores, que possam nortear as atitudes e o comportamento dos funcionários. É a história vivida e contada, passada de ano em ano que vai dar segurança e credibilidade, força e orgulho à empresa nos momentos em que precisa que todos se unam para enfrentar a concorrência.


Como somos um País muito novo, nem sempre entendemos o valor da história para a identidade de um grupo humano, mas é preciso acreditar no valor do culto à história no ambiente empresarial. Lembre-se que as grandes empresas do mundo cuidam de sua história de forma muito mais séria do que podemos imaginar.

Nesta semana, gostaria de pedir que você pensasse em formas concretas de resgatar, escrever e divulgar para todos os colaboradores, a história de sua empresa. Por mais jovem que sua empresa seja, ela sempre terá fatos marcantes que valerão a pena ser contados, para que todos sintam-se parte da história e entendam a empresa atual. Reúna casos, fatos, histórias, documentos e mostre a todos como tudo começou e como a empresa enfrentou problemas e realizou conquistas extraordinárias. Através da história contada, seus colaboradores perceberão que fazem parte de uma estrutura mais sólida, que tem passado, presente e, portanto terá um futuro ainda mais brilhante.

Conhecendo os problemas e vitórias do passado, os colaboradores perceberão que a empresa é suficientemente forte para enfrentar novos desafios e essa força irá se disseminar para todos e acabará passando para os clientes e fornecedores.

Acredite nisso. Acredite no valor da história para fazer sua empresa vencer os desafios atuais. 
Pense nisso. Sucesso!

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 54.161.45.156