Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Notícias Educação Escola Estadual comemora o Dia do Patrono

Escola Estadual comemora o Dia do Patrono

E-mail

Missa solene é celebrada em homenagem a Aristheo Vasconcelos Leite

Tete

   Alunos, professores, Diretores e Coordenadores da Escola Estadual “Aristeu Vasconcelos Leite” participaram na quarta-feira (10) de uma Missa Solene em celebração aos 32 anos de falecimento do Maestro Aristheo Vasconcelos Leite, patrono da escola desde 26 de outubro de 1979, quando foi aprovada a Lei de Nº 2148, a qual nomeou a escola pública para eternizar a memória e a lembrança de suas realizações. A solenidade aconteceu na Igreja Matriz contando também com uma singela homenagem a família do patrono da escola pública.
Por Diléa Silva

Biografia do Patrono
   Filho de Fenelon Vasconcelos Leite e Elisa Silva Campos, Aristheo Vasconcelos Leite, nasceu em Cesário Lange em 30 de janeiro de 1918. Teté, como era conhecido, teve infância pobre, mas feliz. Aos 8 anos de idade começou os estudos primários nas “Escolas Reunidas” de Cesário Lange. Aos 12 anos foi trabalhar com seu cunhado Mário Mori, com quem aprendeu o ofício de farmacêutico, no qual destacou como brilhante profissional. Na adolescência aprimorou o gosto pelo futebol e pela música. Se precisou abandonar o futebol, jamais deixou a música e a medicina.

   Em 1940 casou-se com Olga Soares de Almeida. Desse casamento nasceram seus filhos: Vera, Nice, Roberto, Ademir, Regina Maria, Mário José, Elisabeth, Roberto e Antonio Carlos. Com o mesmo amor, criou Luís Sergie e José Jorge, filhos do primeiro casamento de Olga. Teté amaa extremamente família, parentes, amigos, bem como todos que necessitavam de seus préstimos. Pouco pensava em si, mas com os outros não media sacrifícios, acolhendo em sua casa os que precisavam de pernoite e tratamento. Ao lado da caridade cristã, desenvolveu outro dom: a música. Iniciou sua aprendizagem musical em 1935, com o maestro Joaquim de Campos e após quatro meses de estudos escreveu sua primeira composição.

   Tocou na Corporação Musical “Santa Cruz” de Cesário Lange e com grande desenvol-tura aprendeu a tocar todos os instrumentos de banda. Em meados de 1940 organizou a Corporação Musical “Carlos Gomes”, da qual foi durante muitos anos seu maestro, arranjador e compositor. Cultivou assim sua paixão musical por esse compositor campineiro, que considerava um dos maiores expoentes de música brasi-leira. Sua criatividade musical levou Teté a compor muitos tangos, dobrados, marchas, chorinhos e canções populares. Entre suas composições, destacam-se as valsas: “Coração de criança”, “Saudades de um amigo” e “Luar de São Borja”. Os dobrados “Viva o Brasil”, “Mário Nogueira”, “Carvalho Pinto”, “Brigadeiro Faria Lima”, “Entrelaces Matrimoniais”, “Agenor Vaz”, “Vicente Vieira de Camargo”, “Um beijo em minha vida” e “Dr. José Sidinei da Cunha”. Tetá também destacou-se como trombonista no famoso Jazz Trololó de Tatuí. Como enfermeiro, músico e esportista, tornou-se muito querido e estimado em Cesário Lange, cujo carisma atravessou as fronteiras de nossa cidade, projetando-se em toda região. Foi eleito prefeito de nosso município duas vezes: de 1960 a 1963 e de 1969 a 1972, quando então iniciou a modernização de Cesário Lange.

   Entre suas realizações na prefeitura, destacam-se a implantação definitiva de energia elétrica e a construção e funcionamento da escola pública que o elegeu como seu patrono. Seus méritos lhe granjearam o reconhecimento da Sociedade Geográfica Brasileira que o condecorou com a medalha “Brigadeiro José Couto Magalhães”. Foi reconhecido como um dos dez melhores prefeitos em 1959, recebendo então da “Tribuna dos Municípios”, o diploma de Honra ao Mérito. Aristheo Vasconcelos Leite faleceu em 10 de agosto de 1979, aos 61 anos de idade, 6 meses e 10 dias.

Pesquisa: José Paulo Soares Molitor
Texto: Gilberto Radicce

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 54.81.110.186