Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Colunas Refletindo A Palavra em muitas Palavras

A Palavra em muitas Palavras

E-mail

Sinfonia da Palavra

A reflexão da Igreja reunida em Sínodo (grande reunião) continua a nos ensinar a conhecer a beleza e a profundidade da Palavra de Deus. O Papa recebeu as sugestões dos participantes e compôs este belo documento chamado Palavra do Senhor (Verbum Domini). Este documento desenvolveu muito o sentido que temos de Palavra de Deus. Nós imaginamos que Palavra de Deus é o que está na Bíblia e lemos na missa ou meditamos. O termo Palavra de Deus compreende vários significados que a enriquecem muito. É sempre a mesma Palavra vista em ângulos diferentes. É como uma música, dizem os bispos, cantada a diversas vozes compondo a harmonia. Uma dimensão não diminui a outra. Todas convergem para o mesmo Deus que, em Seu Filho, se comunicou. Podemos resumir assim: Ela diz respeito à comunicação que Deus faz de Si mesmo.

Ela refere-se ao Filho, o Verbo Eterno gerado pelo Pai, Deus como o Pai. Ele é a Palavra. Ele Se encarnou. Por isso, Jesus Cristo, nascido de Maria é o mesmo Verbo de Deus que se fez homem. Lembramos ainda que a natureza faz parte também desta sinfonia. A natureza é um livro que Deus nos põe nas mãos para conhecê-lo e amá-lo. Professamos em nossa fé, no Creio em Deus Pai, que Deus falou pelos profetas, como lemos na Carta aos Hebreus 1,1. Jesus, no momento final de sua vida entre nós envia os discípulos dizendo: Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura (Mc 16,15). A Palavra é anúncio. Essa Palavra anunciada continua viva e é mantida e guardada pela Tradição viva da Igreja. Esta Palavra está contida nas Sagradas Escritura que contém toda a verdade e orienta a compreensão do Deus que fala a seu povo de diversos modos. A Palavra sempre viva é alimento do povo, consolo e guia para o encontro do Deus que se comunicou. Ele nos chama ao diálogo de comunhão com Ele, centrados em Cristo e guiados pelo Espírito.

Palavra no Universo
Continuando a reflexão sobre a harmonia da Palavra em muitas vezes, temos que reconhecer que a criação está unida à Palavra de Deus, pois o Verbo de Deus é criador com o Pai. São João escreve: “Tudo foi feito por meio Dele e sem Ele nada foi feito de tudo o que existe” (Jo 1,3). Lembramos o que afirma a Carta aos Hebreus: “Pela fé conhecemos que os mundos foram organizados pela Palavra de Deus, de tal modo que o que se vê não provém das coisas sensíveis” (Hb 11,3). O mundo foi querido e feito por Deus. O nada não produz nada. É impressionante nós observarmos a riqueza da natureza criada. Cada folha é uma síntese do Universo. Se isso não nos encanta, jamais poderemos nos encantar o suficiente com Deus, pois a natureza é seu retrado e uma alerta para reconhecê-Lo. Cada criatura é uma Palavra de Deus, porque proclama Deus. O Papa desvenda-nos assim um grande mistério: a Criação como Palavra de Deus.

Palavra na criação do Homem
A Palavra de Deus se torna mais ainda grandiosa no momento da criação do homem e da mulher (Gn,1,27). Todas as dimensões do ser humano têm seu imenso valor de Palavra de Deus, pois saíram das mãos do Criador, não só como uma síntese do universo, mas como um espelho Daquele que o criou. O corpo unido ao espírito que Deus colocou nele como uma unidade perfeita releva a perfeição do Criador. Mesmo depois do pecado dos primeiros pais, a pessoa humana não perdeu sua riqueza. Podendo escolher entre o bem e o mal, recebe, em seu coração um amor que poderá vencer tudo.

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 23.22.240.119