Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Opinião A voz do leitor Pais e filhos

Pais e filhos

E-mail

A lei do nosso país diz que é “proibido vender, fornecer ou entregar, à criança ou adolescente, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica” (Lei nº 8069 de 13 de julho de 1990, Estatuto da Criança e do Adolescente). Mas o que vemos em Cesário Lange, assim como no restante do país, é um descaso total das autoridades e infelizmente uma negligência também daqueles que deveriam zelar pelo bem estar e segurança de seus filhos, os próprios pais, pois é na família, que a criança inicia o seu aprendizado. E a sua influência seja ela boa ou má a afetará para o resto da vida.

A ideia de escrever esse artigo partiu de uma cena me deixou indignado. Estava na Lotérica da Rua do Comércio quando ao sair do local, no despachante que fica ao lado, me deparei com um menino que segurava entre os dedos um cigarro aceso. Fiquei parado no local alguns minutos para ver o que aconteceria, até que saiu do despachante um homem e o menino entregou o cigarro a ele. Foi aí que compreendi a situação: o pai (ou responsável) havia entrado para resolver os seus negócios e entregue o cigarro aceso para a criança segurar.

Quando fui à delegacia para relatar o caso, me deparei com um policial que me disse: “E daí? Se o menino não fumou não é crime”.
O que eu poderia dizer deste policial? Será que enfrentarmos os problemas atuais “não é importante”? Em 2014 a Copa do mundo será no Brasil, que exemplo de país nós seremos?

Agora gostaria de me dirigir a você pai e a você mãe. Não procure esperar que o poder público faça a sua parte. Em primeiro lugar, você deve compreender que você é a primeira referência de conduta que seus filhos possuem. Cada hábito que vocês tiverem será herdado por eles. Se evitarem o consumo de qualquer droga, legal ou ilegal, com certeza haverá menos chance de seus filhos desejarem usá-las, o exemplo, começa em casa. Que Deus dê sabedoria a vocês na orientação de seus filhos. Fiquem com Deus.

Professor Juciano Sant’Ana

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 54.90.217.44