Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Opinião A voz do leitor Os efeitos negativos da mídia sobre o julgamento racional

Os efeitos negativos da mídia sobre o julgamento racional

E-mail

Quando pensamos em leitura e produção de texto dentro de sala de aula, nos deparamos com um sério problema: a dificuldade ou falta de interesse dos estudantes em exercitá-las. Podemos entender porque isso acontece quando nos deparamos com a banalização da cultura popular nos dias atuais. Particularmente, quando analisamos o estilo musical denominado “sertanejo universitário”, vemos claramente essa banalização. É verdade que esse tipo de música tem grande divulgação nos meios de comunicação e grande apreciação por parte da população brasileira.

Entretanto, o próprio nome do estilo não tem razão de ser, pelo fato de que embora este, tenha origem entre os estudantes universitários do meio rural, nele não se vê quase nenhum elemento da cultura popular deste meio, ou seja, não fala sobre as tradições e o cotidiano do homem do campo, simplesmente o que se ouve nas letras é uma apologia ao vício e a depravação sexual, onde o homem é visto como o sexo dominante, o conquistador. E a mulher é vista como um simples objeto de prazer que se usa e depois joga fora.

Talvez o leitor possa pensar que eu estou sendo radical no meu posicionamento, mas veja o refrão das músicas pertencentes a este estilo e tire as suas próprias conclusões:

“Casa liberada, os veio tão viajando, meia noite e meia e o bicho da pegando. Casa liberada, não tem regra aqui agora, quem tiver achando ruim veste a roupa e vai embora”.

Agora me dirijo a você, pai e mãe. É isso mesmo que vocês querem que aconteça? Que a sua casa vire literalmente um bordel? Que os seus filhos desrespeitem o ambiente familiar e a própria autoridade paterna? Afinal, se analisarmos atentamente, não é isso que essa música ensina?

O fato é que a mídia em geral, não tem se preocupado em desenvolver o seu sendo crítico na população. Poucos canais de televisão tem se preocupado em incluir programas educativos em sua grã de programação. O que na verdade impera é o mero entretenimento e o resultado que se vê são pessoas incapazes de fazer um julgamento racional da realidade vivenciada refletindo isso nas praticas escolares relacionadas à redação.

Que Deus dê sabedoria ao leitor na escolha do seu entretenimento.

Por Prof. Juciano San’Ana

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 54.90.237.148