Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Cidades Tietê Alimentação escolar pode se tornar referência

Alimentação escolar pode se tornar referência

E-mail

   Frutas, legumes e verduras estão mais presentes no cadárpio.

   No mês de setembro, a Secretaria da Educação de Tietê recebeu a assessoria técnica dos agentes de nutrição Maurício Mercaldi Pastrelo e Rafaella Guimarães Moraes de Camargo do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar que, em parceria com a Unifesp e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), assessoram os municípios que recebem benefícios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
   Dentre os diversos itens elogiados pelos técnicos do CECANE/FNDE em visita ao Município, eles destacaram as porções de frutas, legumes e verduras, que estão acima do mínimo recomendado pela Resolução CD/FNDE n°26 de 2013, instrumento que rege a alimentação escolar em âmbito nacional. Além disso, essas porções de vegetais estão mais ricas ultimamente com a introdução dos alimentos orgânicos da agricultura familiar, outro ponto positivo destacado pelos agentes. A qualidade nos processos dentro das cozinhas escolares também foi citada. “A qualidade que temos hoje na alimentação escolar de Tietê é resultado de muito trabalho, com muitas pessoas comprometidas”, destaca Fernando Suster, nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, responsável técnico pela Alimentação Escolar. 

   O nutricionista aponta outras vantagens dessa assessoria prestada pelo CECANE: “Essa visita foi importante para nos mostrar que estamos no caminho certo e, também, para indicar os pontos em que precisamos avançar a curto, médio e longo prazo.”
   Foi elaborado um plano de ação em conjunto com os agentes e demais envolvidos na alimentação escolar, inclusive com a empresa Angá, que é parceira/colaboradora nesse processo.    Foram traçadas metas de adequação das cozinhas, de um item dos cardápios e demais metas que vão impactar positivamente na qualidade dos serviços prestados, o que pode colocar Tietê na qualidade de referência em Alimentação Escolar na região. Todas as ações na área também são acompanhadas pelo Conselho de Alimentação Escolar de Tietê, presidido por Beatriz Pereira Marchesin.
   A Secretária da Educação, Maria Teresa Ribeiro Rodrigues, explica que o papel da escola é o de formar os alunos inclusive no que diz respeito a nutrição e a alimentação. Também citou o trabalho da equipe de nutrição que, com suas visitas regulares às escolas, foi importante para obter o resultado positivo na avaliação dos técnicos do CECANE/FNDE.
   “O trabalho de campo com toda a parte pedagógica da alimentação envolvida e a parceria estabelecida com a Angá, através do coordenador Leandro Pascoli e sua equipe, demostra que estamos no caminho certo”, finaliza Maria Teresa.

 

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 54.81.71.219