Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Notícias Meio Ambiente Cidade coleta óleo de cozinha usado

Cidade coleta óleo de cozinha usado

E-mail

   O óleo é considerado altamente poluente quando descartado irregularmente

   O óleo de cozinha é altamente poluente. Cada litro derramado na pia, além de danificar a instalação hidráulica, é suficiente para poluir até um milhão de litros de água. Se jogado na natureza, o óleo utilizado em frituras pela dona de casa provoca a morte de peixes e desequilibra o ecossistema.
   Para evitar esse dano ambiental, a secretaria de agricultura e meio ambiente estabeleceu uma parceria com uma usina de biodiesel de Cerquilho (SP) e implantou o projeto Eco-Óleo. O programa incentiva a população a dar um destino ambientalmente correto ao material, permitindo a sua reutilização como matéria-prima para produção de bicombustível.
   O processo para reutilização do óleo de cozinha é simples: em vez de jogar o produto no ralo da pia, o morador deve colocá-lo em uma garrafa PET e entregar para qualquer escola que faça parte da rede municipal de ensino. O material é recolhido pelas escolas em qualquer dia da semana.
   O projeto incentiva a ideia junto aos pais e familiares de mais de mil alunos da rede pública municipal. O que faz aumentar o recolhimento do óleo de fritura. Segundo a diretora da EMEF “Francisco Mendes de Almeida”, Sandra Almeida, o óleo recebido na escola é vendido por R$0,50 o litro. O valor arrecadado é guardado durante o ano letivo e usado para fazer a festa de confraternização dos alunos no final do ano.

 

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 54.82.57.154