Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Cidades Tatuí Cidade conseguiu curar mais de 85% dos novos casos da doença

Cidade conseguiu curar mais de 85% dos novos casos da doença

E-mail

     Município recebe prêmio de Qualidades nas Ações de Controle da Tuberculose

    As ações preventivas na saúde pública de Tatuí estão rendendo frutos. No final do mês, a Vigilância Epidemiológica recebeu um prêmio de reconhecimento à qualidade das ações de controle da tuberculose e aos índices adequados de cura da doença obtidos pelo município. A premiação aconteceu durante o Fórum Estadual de Tuberculose 2015, que aconteceu no dia 24 de setembro, no auditório do Centro de Convenção Rebouças, em São Paulo.
   Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa, esse é um importante objetivo alcançado pela saúde pública em nosso município. “O prêmio é um reconhecimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde e do Centro de Vigilância Epidemiológica-, ao bom trabalho que vem sendo desenvolvido pelo município no controle da doença. Tatuí conseguiu curar mais de 85% dos novos casos de tuberculose. Isso representa que temos uma equipe empenhada em cuidar da saúde de nossa população.” Finalizou.
   Tatuí faz parte da Divisão Regional de Saúde – 16, da região de Sorocaba, junto com mais 33 municípios. Apenas Tatuí e Itapetininga foram contemplados com esse prêmio que representa o reconhecimento do trabalho realizado pelos profissionais de saúde.
   A gestora municipal de Saúde, Sandra Santos, lembra porém que a ocasião deve servir também para lembrar a importância dessa doença, transmissível, que ainda persiste de maneira firme e continuada na sociedade brasileira. A população deve estar atenta. Tosse por mais de duas semanas, acompanhada ou não de febre, pode ser sintoma de tuberculose. Em geral, a doença contagiosa, causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch, também gera emagrecimento e perda de apetite. A transmissão ocorre pelo ar, especialmente em locais com aglomerações e pouca ventilação. “A doença tem cura, desde que o tratamento com medicação seja seguido à risca e durante o período determinado pelo médico. Se tiver tosse há mais de 15 dias, sendo fumante ou não, procure um Posto de Saúde e faça o exame gratuito. Nossa equipe provou com esse prêmio que está pronta e preparada para atender a população também nesses casos”, finalizou.

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 54.234.45.10