Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Notícias Saúde Utilização de mata mato é proibida dentro do limite urbano

Utilização de mata mato é proibida dentro do limite urbano

E-mail

   Produto químico traz riscos a saúde da população e ao meio ambiente

   Na próxima terça-feira (20) a Vigilância Sanitária (VISA) de Cesário Lange estará realizando o Dia “D”da Campanha “Eliminando a capina química nas cidades paulistas”. Agentes da Visa devem passar nos pontos comerciais e residências distribuindo panfletos e orientando a população. A ação tem como objetivo eliminar a prática dentro do limite urbano. Para realizar a campanha, agentes da visa participaram de uma capacitação na quinta-feira (8) em Sorocaba (SP) e vão poder informar a população sobre os perigos da utilização de venenos para eliminar o mato.

   O que é a capina química?
   É um procedimento que consiste na utilização de produtos químicos para combate de plantas consideradas danosas aos interesses do homem, sem amparo legal, caracterizado como o uso indiscriminado de substâncias tóxicas diversas em inúmeros locais urbanos e periurbanos, ocasionando efeitos nocivos sobre a saúde e o meio ambiente.

   Porque a capina química é ilegal?
- Essa prática não é autorizada e está em desacordo com a legislação vigente no Brasil. É indevida, e vem se realizando com base em ilegalidades.
- Este uso tem sido realizado envolvendo desinformações, confusão e ilegalidade no comércio.
- Os produtos agrotóxicos herbicidas não são autorizados pela ANVISA para o meio urbano e periurbano das cidades.
- As lojas agropecuárias não tem amparo legal para autorizar a venda para a finalidade de uso no meio ambiente urbano.

   Quais os possíveis danos a saúde?
- Todos os agrotóxicos, são tóxicos, mas os efeitos variam entre os vários tipos de produto.
- O trabalhador e a população se expõe a quantidades pequenas ou moderadas e repetidamente, não percebendo que está sendo intoxicado aos poucos e poderá adoecer.
- Observamos que o glifosato, um agrotóxico herbicida, é muito usado nessa prática. Pode provocar efeitos nocivos agudos no organismo humano, se assemelha a certos hormônios levando a desregulação de hormônios, e em exposições repetidas, mesmo que em quantidades pequenas, vai envenenando as pessoas e o meio ambiente. A Agência Mundial de Saúde classificou o glifosato como provável agente cancerígeno.
- As crianças são mais vulneráveis e mais sujeitas às intoxicações por possuir menor massa corporal e pela maior exposição quando se utilizam dos espaços públicos para brincar, sentando no chão, utilizando poças e águas paradas para diversão, levando à boca objetos e alimentos que caem no chão, onde se encontro o veneno.
- Nos locais públicos, onde circula a população em geral, além das crianças os mais vulneráveis são os idosos, mulheres grávidas, e os doentes de vários tipos de enfermidades, inclusive aqueles que podem ter seus problemas de saúde agravados, como os que têm problemas respiratórios, como asmáticos, alérgicos e outros.

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 54.81.71.219