Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Opinião Rapidinhas 25/10/2015

25/10/2015

E-mail

Direção
Direção perigosa é quando o condutor do veículo põe em risco sua vida e das demais pessoas fora do veículo. A direção sob o efeito de álcool é a que mais causa acidentes e mortes no transito. Considerado crime, dirigir alcoolizado prevê multa, além de apreensão do veículo e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Em alguns casos o motorista pode até ser preso. Para diagnosticar se o condutor está alcoolizado, o policial pode pedir o teste do bafômetro ou solicitar um exame de sangue.

Álcool
O consumo de bebidas alcoólicas não combina com direção, isso porque o álcool age no sistema nervoso central, dando a sensação de euforia onde a pessoa tem uma leve perda de eficiência, diminuição da atenção, julgamento e controle. Por estas percas e diminuições o ato de dirigir fica comprometido. Baixa visão, perca do reflexo e vertigens também são um dos fatores afetados pela ingestão do álcool. O condutor que dirigir embriagado está colocando em risco a sua vida e a segurança dos demais motoristas.

Bafômetro
É o equipamento conhecido por medir a quantidade de álcool presente no sangue. O considerado tolerável não passa de 0,05 miligramas de álcool por litro. O teste não era obrigatório, no entanto desde dezembro de 2012 o condutor que se negar a fazer o teste do bafômetro, o agente poderá encaminhar o condutor à delegacia, onde passará por outros testes que possam identificar a suspeita de embriaguez. Ao ingerir bebida alcoólica, médicos recomendam repouso de no mínimo 12 horas antes de pegar a estrada de novo.

Aqui tem!
A polícia militar da cidade de Cesário Lange (SP), realiza regularmente fiscalizações de motoristas e motociclistas em vários pontos do município. Os automóveis e motos passam por uma verificação de documentação em dia e carteira de habilitação dentro da validade. Um ponto observado também pelos policiais é condição em que o condutor apresenta, se houver suspeita o policial poderá solicitar o teste do bafômetro e se a confirmada, a penalidade é a mesma prevista na Lei Seca. Por isso, se dirigir não beba e se beber não dirija!

Motociclistas
Os policiais da cidade de Cesário Lange (SP) também multam os motociclistas que andam com a viseira do capacete levantada. Utilizar películas escuras e óculos escuros também são consideradas infrações pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). As medidas são estabelecidas para a própria segurança do piloto e demais passageiros. Atenção também para os adesivos refletores e selo do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) que são itens obrigatórios nos capacetes.

Proibido!
Na sexta-feira (16) o INMETRO proibiu a comercialização de chupetas, mamadeiras e bicos customizados. Os estabelecimentos que persistirem com a vendas desses objetos, estarão sujeitos às penalidades previstas na lei, com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão. Segundo o INMETRO há risco de, as peças aplicadas como cristais, se soltarem durante o uso e manuseio pelo bebê, podendo ocasionar sufocamento e até levar a óbito. Além disso, há a possibilidade de intoxicação pelos produtos utilizados.

Outubro
Estamos no mês do outubro rosa, mês voltado para conscientização das mulheres para com o câncer de mama. Apesar de ser curável, o câncer de mama é a doença que mais mata no Brasil. O tratamento é lento, muitas vezes é necessária a retirada completa da mama e mais sessões de quimioterapia. Além a mutilação do corpo, a mulher tem que lidar ainda com a perca dos fios de cabelo, devido ao tratamento agressivo. O autoexame e a visita periódica ao consultório medico aumentam as chances de se combater a doença.

Saúde
Com o verão chegando, aumentam o número de pessoas que estão em busca do “corpo perfeito”. Muitas pessoas recorrem a tratamentos, pílulas e dietas que oferecem resultados imediatos. O que muitos não sabem, é que nenhum desses métodos citados acima são totalmente seguros, todo e qualquer tratamento deve ser acompanhado e supervisionado por um profissional nutrólogo ou nutricionista. Casos de complicações relacionadas ao uso de substâncias para emagrecer, crescem cada dia mais.

Cuide-se!
Exercícios e uma dieta equilibrada, podem dar um bom resultado para quem pretende emagrecer. Adequando seu corpo a uma nova rotina, os resultados aparecem de forma saudável. Desconfie de produtos que prometem muito. Segundo o nutrólogo Edson Moura, não existe remédio para emagrecer e ressalta que o emagrecimento é um processo progressivo e se ocorrer de forma rápida pode ser prejudicial à saúde. Para se fazer uma dieta saudável, deve-se ingerir todos os nutrientes necessários.

Economia
A situação da economia brasileira está longe de melhorar, isso segundo a percepção de economistas do mercado financeiro. As previsões que, no início de 2015, indicavam um ajuste mais rápido para controle da inflação, para as contas públicas e nível de atividade, agora mostram que esse processo deve demorar mais tempo, podendo abranger o segundo mandato inteiro da presidente Dilma Rousseff (PT). Até de dezembro de 2016 não há previsões de melhora do atual cenário.

Violência
A violência doméstica afeta muitas mulheres no Brasil e, devido ao silêncio, fica cada vez mais difícil identificar e punir o agressor. Uma pesquisa realizada pelo instituto Avon em novembro de 2014, mostra que 3 em cada 5 mulheres já sofreram violência do parceiro. Outro dado levantado pela pesquisa foi alarmante, 56% dos homens admitem que já cometeram alguma dessas formas de agressão: xingou, empurrou, agrediu com palavras, deu tapa, deu soco, impediu de sair de casa ou obrigou a fazer sexo.

Denuncie
Violência doméstica é crime e para chegar no agressor é necessário que a vítima entre em contato com a delegacia da mulher e abra uma ocorrência. O problema é que muitas mulheres sentem vergonha ou têm medo de recorrer a uma delegacia. Se você é uma mulher que está vivendo uma situação de violência e quer romper com o silêncio, de qualquer lugar do Brasil e a qualquer hora, você pode ligar para denunciar a violência ou pedir orientações na Central de Atendimento a Mulher número 180.

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 23.20.236.61