Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Opinião Rapidinhas 15/11/2015

15/11/2015

E-mail

Entulho
A prefeitura do município de Cesário Lange tem as datas estipuladas anualmente para o recolhimento de entulho das casas da cidade. Perto da data marcada, moradores já realizam a limpeza no quintal e separam o que será descartado. O objeto de descarte fica na calçada, lugar que facilita o acesso para os agentes da prefeitura efetuarem o recolhimento. As datas são programadas durante todo o ano. Esta ação permite que os moradores possam descartar os entulhos de forma correta sem poluir a cidade.

Pode jogar!
Com o auxílio da prefeitura os moradores se livram dos entulhos. Móveis que já estão velhos ou sem uso, restos de materiais não utilizáveis. Tudo considerado lixo e que não pode ser descartado juntamente com o lixo doméstico pode ir para as calçadas. Vale lembrar que o recolhimento é de entulho gerado durante o ano nas casas, não objetos fruto de construção. Afinal sempre tem alguém realizando uma reforma no quintal, ampliando a cozinha, etc. mas esta coleta é apenas para pequenas quantidades.

Proibido
Em um terreno de esquina entre as ruas 9 julho e Pedro Miranda Campos, foi colocada uma placa de “proibido jogar lixo sujeito a multa” isso porque havia alguns moradores que depositavam ali sacos de lixo e até entulhos. A calçada ficava intransitável com o lixo que tomava conta daquele trecho. Não há moradores no terreno, mas o lixo incomoda os pedestres que transitavam ali e os vizinhos. Sem contar que o lixo e entulho descobertos são um prato cheio para água parada que da origem a dengue.

Sujeira
Não é novidade que não se pode jogar lixo nas ruas. Na cidade de Cesário Lange haviam lixeiras espalhadas pela extensão da rua do comércio. Ações do tempo e vandalismo acabaram diminuindo a quantidade de lixeiras e aumentando o lixo depositado nas ruas. Esse lixo, descartado irregularmente, prejudica o meio ambiente além de deixar a cidade suja e aumentar o risco de pequenos alagamentos em dias de chuva, pois o lixo entope o escoamento de água. Vamos colaborar, jogando lixo no lixo!

Pedofilia
Casos de estupro e pedofilia estão crescendo cada vez mais em nossa região. Aqui no Jornal Aliança foi retratado um caso de suspeita de estupro de uma menor na cidade vizinha Tatuí (SP) no mês passado. Meses atrás, uma suspeita de abuso também contra uma menor aconteceu em Porangaba (SP). É classificada como pedofilia, quando um adulto sente interesse sexual por uma criança, porém o interesse em si ainda não é considerado crime, já o ato sexual com menor prevê pena de 6 a 10 anos de reclusão.

Cuidado
Um caso de pedofilia em um programa de televisão teve grande repercussão nas últimas semanas. Foi durante um programa infantil chamado “MasterChef Júnior” onde uma das participantes de 12 anos chamada Valentina, foi assunto nas redes sociais com comentários pedófilos incitando o sexo. A apologia ao estupro começou no Twitter e Facebook logo após a participação da menina no programa. Considerado crime, a apologia ao estupro prevê multa mais três anos de reclusão. Segundo o código penal brasileiro.

Cigarro
Você sabia que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo? Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) mostram que 10% dos fumantes chegam a reduzir sua expectativa de vida em 20 anos. O tabagismo causa cerca de 50 tipos de doença entre elas o infarto, o câncer e as doenças respiratórias. Estas doenças são as principais causas de óbitos no Brasil, sendo que o câncer de pulmão é a primeira causa de morte por cigarro.

Mulheres
Os malefícios do fumo são maiores nas mulheres, é mais perigoso ainda se a mulher faz uso da pílula anticoncepcional. A fumante tem um risco maior de infertilidade, câncer de colo de útero e menopausa precoce. Além de enfraquecer o cabelo, secar a pele e causar o que chamamos de envelhecimento precoce da pele, devido à falta de oxigenação. O tabaco também inibe a produção de colágeno, favorecendo a flacidez. É comum nas mulheres que fumam, surgirem rugas em volta dos lábios.

Subiu de novo
A gasolina novamente sofreu aumento e vai pesar no bolso do consumidor. De acordo com informações do Fundação Getúlio Vargas (FGV), o preço do combustível subiu 4,46%, sendo a maior influência sobre o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), que acelerou para 0,78% no ínicio do mês de novembro. Além da gasolina, pesaram ainda sobre a inflação as altas de 9,73% no etanol, de 1,45% na tarifa de ônibus urbano, de 4,54% no gás de botijão e de 1,01% em plano e seguro de saúde.

Reajustes
Apesar de todos esses aumentos, alguns alimentos perderam forças nos preços e tendem a ficar mais baratos nos próximos dias, que é o caso da cebola (-35,34%), da batata inglesa (-10,84%), do leite longa vida (-1,35%), da manga (-11,76%) e da cenoura (-6,84%). A variação de preços nos últimos meses tem afetado o orçamento do consumidor, alimentos como arroz, açúcar, ovos e carne tem sido reajustados constantemente provocando uma queda no poder de consumo e uma alta nos preços da cesta básica.

Imóveis
A aquisição de imóveis e até mesmo o aluguel tiveram menor procura no último mês, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Por este motivo a inflação sob o aluguel perdeu força e desde a primeira semana de novembro está em 1,31%. Um valor considerado baixo, diante dos números vistos ao decorrer dos meses. Em relação ao mês de outubro, que também foi considerado baixo com 1,64%, o índice de inflação do mês de novembro se encontra “equilibrado” com 0,33% a menos.

Brechós
Com a crise, preços altos, inflação, etc. fica difícil comprar roupas novas, sapatos e acessórios. Mas isso não significa parar de comprar. Nos últimos meses a procura por bazar e brechó teve um aumento significativo, além de lojas de móveis usados e concessionárias que oferecem carros seminovos. De acordo com o Sebrae, nos últimos cinco anos o segmento dos brechós cresceu 210% tanto para vendas quanto para compras. Então não precisa abdicar de comprar, basta utilizar a crise a seu favor!

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 54.234.45.10