Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Opinião Rapidinhas 22/11/2015

22/11/2015

E-mail

Sal pode matar
Excesso de sódio no organismo pode acarretar várias doenças, entre elas está as doenças renais, aumento da pressão arterial, além de que pode causar um AVC (acidente vascular cerebral) e levar até a morte. Por ser um ingrediente importante para conservação, o sódio pode ser encontrado nos alimentos industrializados e no sal de cozinha. Segundo a OMS (organização mundial da saúde) a quantidade que pode ser ingerida de sódio é de duas gramas por dia. O equivalente a uma colher de chá de sal comum de cozinha.

Inchaço e dor
O sódio também faz com que a pessoa retenha líquido, causando o desconforto dos inchaços e dores no corpo. Alguns alimentos são ricos em sódio e são consumidos com frequência pela maioria das pessoas. Temos por exemplo o macarrão instantâneo conhecido como miojo, que possui 2721 mg de sódio. O que é muito acima do recomendável pela OMS. Alimentos como lasanha congelada, frango empanado, salsicha e hambúrgueres também possuem grandes quantidades de sódio. E estão entre os preferidos.

Conservantes
Com a atual rotina de vida dos brasileiros fazer uma refeição saudável está cada vez mais difícil. O consumo de alimentos industrializados favorece as doenças cardiovasculares, a fadiga, anemia entre outras doenças. Linguiça, salsicha, bacon contêm muito nitritos e nitratos. Substâncias que, em contato com o estômago, viram nitrosaminas, consideradas mutagênicas, que são capazes de se transformar originar tumores ou se tornar células cancerígenas. Os nitritos e nitratos são conservantes de embutidos.

Com cuidado
Vale lembrar que todos os alimentos citados não precisam ser abolidos totalmente do cardápio. A grande quantidade de agente químicos são considerados maléficos ao organismo, porém em pequenas porções e se consumido esporadicamente, esses alimentos não representam uma ameaça. Assumir o controle dos industrializados, procurar alimentos como vegetais e legumes, além de beber bastante água são os ingredientes para uma vida saudável. Consumir com cuidado e apreciar com moderação.

Mosquito é Zika
Além da dengue o mosquito Aedes Aegypti transmite outras duas doenças consideradas “primas” da dengue são elas a zika e a chikungunya. Apesar de serem transmitidas pelo mesmo mosquito elas são bem diferentes. No caso da chikungunya o sintoma é a dor nas articulações de pés e mãos, além de febre acima dos 39 graus. Já a zika os pacientes apresentam um quadro alérgico, febre, dores e manchas no corpo. Quem é infectado pelo zika também pode apresentar diarreia e sinais de conjuntivite.

Fique em alerta
A forma mais eficaz de se combater o mosquito é eliminando todos os possíveis criadouros. O mosquito da dengue se prolifera facilmente no tempo mais quente, água parada é sua morada predileta. Cuidado com os entulhos no quintal que costumam acumular água da chuva. Se você mora ao lado de um terreno baldio, procure investigar se há focos de água parada e avise o dono para que faça a manutenção do local. Agora são três tipos de doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, cuidado triplicado!

Está calor...
O calor chegou com tudo e está difícil abrir mão dos ventiladores e ar condicionados. Mas lembre-se: o ar condicionado demanda alguns cuidados para aumentar sua vida útil e não prejudicar os que utilizam o equipamento. Os filtros por exemplo, devem ser limpos a cada dois meses, se o filtro for removível sem o auxílio de um profissional você mesmo pode efetuar a limpeza com um pano úmido e sabão neutro. Não deixe o equipamento na tomada se não estiver usando, isso aumenta risco de curto circuito.

No carro!
O ar condicionado virou o item mais requisitado para a compra de um carro novo. E, como os outros, também necessita de manutenção periódica e cuidados especiais. O sistema precisa de troca de filtros a cada seis meses, e recomenda-se desligar o ar condicionado minutos antes de se chegar ao destino final, diminuindo a umidade presente nas tubulações, que faz com que fungos e bactérias possam se proliferar. E, ao contrário do que muitos pensam, o ar condicionado gasta apenas 10% do combustível do automóvel.

Cirurgias
O município de Cesário Lange (SP) ganhou uma novidade: a reabertura do centro cirúrgico e obstetrícia na santa casa. As salas já se encontram equipadas com os materiais necessário para pequenas cirurgias e partos. O centro estava fechado algum tempo e os partos e pequenas cirurgias eram encaminhadas para a cidade vizinha Tatuí (SP). Segundo a prefeitura, a conquista foi possível através de uma união entre provedoria, população, empresários e a câmara municipal de Cesário Lange.

Lixo na rua
As ruas são asfaltadas e a água da chuva, não tendo como penetrar no solo, escorre para os rios. Os rios que passam pela cidade geralmente estão cheios de lixo, que foi jogado por indústrias e pelos próprios moradores. A cidade não tem enchentes graves como na Capital Paulista, mas a causa do problema é o mesmo. Por causa do lixo, os bueiros também ficam entupidos, e a água da chuva, não tendo onde escoar, provoca o alagamento das ruas. Algumas ficam intransitáveis e causam riscos aos pedestres.

Trânsito
As regras de trânsito foram feitas para garantir que todos os veículos possam transitar com mais facilidade pelas ruas da cidade, sem se chocar, e para garantir a segurança de todos. Também servem para garantir que os pedestres tenham mais segurança ao se locomover pelas ruas da cidade. Mas, não são todas as pessoas que tem consciência disto. Temos visto muitas irregularidades e desrespeito as leis de trânsito o que acaba causando acidentes e tirando a vida de diversas pessoas.

As normas
No ano de 1998 foi criado um novo Código de Trânsito no Brasil. A intensão é punir os motoristas que se portam de forma inadequada no trânsito. Dependendo do comportamento do motorista, ele poderá até perder sua carteira de habilitação e ainda ser privado de liberdade. As leis existem e estão aí para serem cumpridas. É preciso ter consciência de que elas estão aí para garantir a sua segurança. Depois não adianta reclamar que algo aconteceu. Primeiro reveja as suas atitudes.

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 54.224.234.8