Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Cidades Tietê Christian Petermann faz crítica ao curta-metragem “Gente de bem”

Christian Petermann faz crítica ao curta-metragem “Gente de bem”

E-mail

   Município é representado em fase regional do Mapa Cultural Paulista

   O Mapa Cultural Paulista é um programa da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo cujo objetivo é fomentar a produção cultural independente e promover a difusão de espetáculos de diversas linguagens artísticas com origem no interior ou litoral do Estado.
   O programa é dividido em quatro fases: municipal, regional, estadual e circulação. Cada etapa tem duração de um semestre. Com isso, cada edição é realizada ao longo de dois anos. ’
   Em Tietê a fase municipal ocorreu em 22 de maio e teve participantes em todas as categorias (artes visuais, vídeo, canto coral, música instrumental, literatura, dança e teatro.)
   Na categoria Vídeo o Curta Metragem selecionado, entre três inscritos, foi o ‘Gente de Bem’ com Roteiro e Direção de Gabriel Tonin (do Grupo ArteemQ) e Assistência de Direção de Sofia Morás (Cia Palavra de Arte). Com produção de Joice Monteiro, Paulo Serafim, André Cagale, Sofia Morás, Kauan Marques, Bruno Sarom, Lucas Rojas e Gabriel Tonin.
   Os atores participantes Alex Fernandes, Ana Laura Pires, André Cagale, Brazinha Torres, Bruno Sarom, Djev Prado, Eloa Sohtnas, Fabrício Pires, Felipe Fré, Gabriel Tonin, Guilherme Simão, Joice Monteiro, Kauan Marques, Lucas Rojas, Luiz Freitas, Luiz Henrique, Marcos Ferrazzi, Michelle Mendes, Michelli Ferreira, Paulo Serafim, Renan Moraes, Ricardo Scapini, Rose Robim, Sofia Morás, Suzana Diniz, Vitória Andrade e Weslley Soares deram conta do recado e trataram de retratar com realidade tudo o foi proposto pelo Roteiro.
   A Fase Regional ocorreu em Laranjal Paulista e participação do Curta rendeu críticas especiais ao Trabalho que representou o município de Tietê.
   O Crítico, Curador da Categoria Vídeo no Mapa Cultural, é ninguém menos que Christian Petermann, um dos maiores críticos de Cinema do Brasil. Jornalista e crítico de cinema há 29 anos, já colaborou com veículos como a revista SET e o Guia da Folha de S. Paulo. Atualmente, é colaborador regular da revista Rolling Stone e do programa da TV Gazeta Todo Seu, curador do festival semestral Cine Vitrine Independente, consultor para a ONG CineMaterna e sócio-fundador da Abraccine (Associação Brasileira dos Críticos de Cinema).
   Além das dicas, elogios e ensinamentos feitos no dia do evento à todos os participantes, atencioso, Christian enviou um texto à Equipe “Gente de Bem”
Crítica:
   “O curta-metragem Gente de Bem surge em momento crucial da realidade brasileira: com a acessibilidade da internet e das redes sociais, está cada vez mais fácil e rápido ter ideias pré-concebidas em relação a muitos assuntos, por vezes a partir de autênticos preconceitos, e muitos caem na armadilha de acusar defeitos e apontar erros nos outros sem antes ponderar. Com uma montagem que se vale de flashbacks ilustrativos, o curta deixa bem claro que muitos daqueles que acusam e vociferam são eles próprios passíveis de repreensão por outros atos deficientes. Do tipo: “quase todo mundo tem rabo preso!”. Ou: “que jogue a primeira pedra aquele que...!”. As supostas pessoas de bem precisam primeiro resolver suas próprias falhas de caráter para então ditar regras. Infelizmente, não é o que se tem testemunhado no dia a dia do país. Além disso, é feliz a ideia de concluir o curta com a obsessão da fotografia ‘selfie’, o registro entre sorrisos de uma quase barbárie sócio-comportamental -- uma foto para a posteridade que atesta como o ser humano está ética e moralmente desnorteado, nos dias de hoje. Dito isso, declaro que Gente de Bem tem pertinência temática e complemento: infelizmente! Melhor seria se uma premissa dessas fosse pura ficção.”
   Segundo o Diretor Gabriel Tonin esse retorno é muito importante, incentiva a continuar produzindo trabalhos com conteúdo. “Christian Petermann é um exemplo de pessoa que o mundo da Arte necessita: Sábio e Humilde, disposto a fazer com que o uma ação pontual como o Mapa colabore para todo um processo construtivo da vida toda” finaliza Tonin.

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 54.198.134.104