Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Colunas O Pensador Mitos modernos

Mitos modernos

E-mail

Hoje questionadas, consagradas escolas antropológicas identificaram os mitos como interpretação da realidade típica dos povos tribais ou pastores. Mas evitam considerar a persistência dos mitos na sociedade moderna, pois consideram esta formação social fruto da evolução da racionalidade.
O racionalismo surgiu na Grécia antiga, através da Filosofia, como resultado dessa sociedade urbana. A Filosofia grega evoluiu de sua origem mítica até atingir uma racionalidade historicamente possível para o nível de evolução daqueles povos. E sobreviveu autônoma até a decadência do império romano, quando foi amordaçada pela cultura ascética da sociedade medieval. Desculpem-me os medievalistas, mas custou muito tempo para a Filosofia tornar-se independente da ideologia dessa sociedade. A Idade Média não foi apenas um período de trevas, salvou-a desse lodo algumas de suas realizações brilhantes, promovidas pelo zelo de Alcuíno, através da estética das catedrais góticas, da transcendência dos cantos gregorianos, do cristianismo ecológico de São Francisco de Assis, das ousadias de Abelardo e Ockan, ou da Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino, que revelou Aristóteles para aquela sociedade.
Essas construções culturais indiretamente estimularam o renascimento da Filosofia como a Razão autônoma, quando a sociedade moderna recuperou sua condição de civilização urbana, alimentada pela evolução do comércio. Desde o século 16, essa sociedade construiu o sistema econômico capitalista, devedor de sua hegemonia atual à evolução do racionalismo da Filosofia moderna, a parteira das Ciências, a ideologia da nossa sociedade científica e tecnológica. Mas esta formação está longe de ser uma sociedade racionalista, pois ao tornar-se a sua ideologia, as Ciências transformaram-se em novas Mitologias, às quais a sociedade venera como ídolos da modernidade racionalista. E quem ousa criticar essa racionalidade? Os mais indicados não serão os iluministas, nem os medievalistas...

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 54.225.31.188