Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Opinião Rapidinhas 29/11/2015

29/11/2015

E-mail

Despreparo
A cidade de Cesário Lange não está acostumada a passar por situações de crise com desastres naturais como aconteceu na segunda-feira (23) e com isso foi possível perceber o desespero e o despreparo da população. Após a tragédia que devastou a cidade, muitos fios elétricos ficaram arrebentados no chão, ou enroscados em árvores que foram derrubadas com a força do vento, mesmo assim era possível ver crianças andando pela rua perto dos fios elétricos e carros passando embaixo de instalação em chamas.

Investimento
Responsáveis pela segurança pública, afirmam que não tem como garantir 100% de preparo neste tipo de situação, porque o pânico e o desespero acaba atrapalhando as pessoas, já que ninguém esta acostumado a lidar com desastres naturais nesta região. Mas, o despreparo das pessoas chamou a atenção durante e após o temporal que atingiu a cidade e com isso a prefeitura percebeu a necessidade de investir em uma estruturação para que a população saiba como agir ao passar por situações como esta.

É na Guarda
Durante a emergência também foi possível perceber que a população ficou meio perdida, sem saber a quem recorrer para pedir auxílio e não conseguiu entrar em contato com polícia militar ou corpo de bombeiros. De acordo com o secretário de segurança, Camilo Machado, é importante salientar que em Cesário Lange as ocorrências são centralizadas na Guarda Municipal, o órgão é responsável pela triagem e por entrar em contato com o departamento correto para cada tipo de atendimento.

Ponto de coleta
A cidade de Cesário Lange conseguiu mais um ponto de coleta para doações na cidade de Cerquilho, na Malharia Santiago, localizada na Rua Dom Pedro II, 335 – Centro. A loja se dispôs a ajudar nas coletas de doações para a cidade de Cesário Lange, que foi afetada pela chuva da manhã de segunda-feira, 23/11. Lembrando que serão coletados colchões, cobertores, lençóis, roupas, principalmente roupas infantis e água. Ponto de referência: Vivenda do Trigo e Josy Modas, o telefone é (15) 3284-2184.

Limpeza
Com os alagamentos que aconteceram em Cesário Lange a defesa civil alerta para os perigos de contrair doenças. O órgão instrui as famílias que foram afetadas, para que façam a desinfecção completa dos ambientes atingidos, pois a água pode estar contaminada e trazer doenças como leptospirose transmitida pela urina dos ratos. Quem perdeu tudo, inclusive os produtos de limpeza, pode se cadastrar através do 0800 770 1403 e após avaliação de risco receberá o kit da defesa civil para a limpeza da casa.

Mais de 40 anos
De acordo moradores mais antigos, a cidade de Cesário Lange não passa por um temporal como este há mais de 40 anos. Muitos ainda se lembram do desespero que passaram com a queda de árvores, casas destelhadas com a força do vento e famílias desabrigadas, plantações perdidas e animais mortos assim como aconteceu na segunda-feira (23). A única diferença é que na época a cidade contava com muito menos recursos do que hoje, e a população demorou bem mais tempo para voltar a rotina.

Animais mortos
A chuva também atingiu os animais. Segundo dados divulgados pela prefeitura, mais de vinte animais de grande porte morreram durante a tempestade. Em uma fazenda mais de dez morreram na mesma hora com a queda de uma árvore. Centenas de aves e bichos de pequeno porte também acabaram morrendo com a força do vento e das pedras de granizo. Uma família no centro da cidade perdeu na enxurrada, três filhotes de cães que haviam acabado de nascer, a mãe dos cachorrinhos sobreviveu.

Solidariedade
Na situação de emergência pela qual Cesário Lange (SP) passou a população pode perceber que ainda existe muitas pessoas solidárias no município. Em todo a cidade se via vizinhos se ajudando, pessoas que saíram de casa mesmo debaixo de chuva com machados e motosserras para ajudar a cortar as árvores caídas e desobstruir as ruas e estradas. Pessoas que cederam suas casas como abrigo aos que perderam tudo e ainda aqueles que dividiram um pouco do que tinham com quem ficou sem nada.

Raios e trovões
Segundo relatos um raio pode ter atingido um poste de energia elétrica na Avenida 3 de Maio em frente Escola de Ensino Infantil Geni Pires da Silva. O poste de concreto ficou quebrado no meio e ainda está na rua. Os moradores estão com medo que ele desabe, pois está sendo sustentado apenas por uma barra fina de ferro. Muitos deles se manifestaram em redes sociais com medo da queda e já pediram auxílio da companhia de energia elétrica, mas não há previsão de resolver o problema.

Prédios públicos
Muitos prédios públicos foram afetado. A chuva molhou escolas e a prefeitura teve que suspender as aulas por um dia para realizar a limpeza. Nas EMEIS Geni e Maria de Lourdes Lobo, as atividades foram paralisadas por dias, já que teve estragos maiores. Além das escolas, a Unidade Básica de Saúde “Dr. Maurício de Almeida” também teve o atendimento prejudicado durante a semana e as consultas agendadas foram transferidas para a UBS “Lázaro Mendes Castanho” até a recuperação do prédio.

Defesa Civil
O município de Cesário Lange (SP) tem uma Defesa Civil, apesar de muitos não conheceram e embora ainda não conte com muitos recursos. O órgão funciona dentro da própria Guarda Municipal e foi criada junto com a secretaria de segurança pública para atender as emergências. Porém, até então só havia prestado serviços de transporte de pacientes para hospitais e em primeiros socorros. Autoridades avaliam que pela estrutura que temos, a população da cidade foi bem atendida.

Prevenção
A prefeitura e as autoridades de segurança anunciaram que o próximo passo após sair desta situação de emergência é trabalhar na prevenção de novos desastres. Segundo Camilo Machado, na questão das árvores, por exemplo, é necessário realizar mapeamento junto com o departamento de Meio Ambiente para avaliar as árvores se não tem alguma que traga riscos para população. Elas podem ser cortadas para plantar outras mais adequadas ou ainda podadas de uma forma para evitar riscos.

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 54.80.103.120