Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Notícias Geral Prefeito decreta situação de emergência em Cesário Lange (SP)

Prefeito decreta situação de emergência em Cesário Lange (SP)

E-mail

   Com a tempestade muitas famílias perderam bens materiais e de consumo. Com isso, ainda na segunda-feira (23) o prefeito Ramiro de Campos decretou situação de emergência na cidade e articulou todas as secretarias para prestar atendimento e auxiliar as famílias prejudicadas. A Defesa Civil do Estado de São Paulo identificou via satélite que o temporal atingiria Cesário Lange e entrou em contato com o município. Equipes da defesa foram enviadas a cidade para tomar as providências emergenciais. 

   Segundo o secretário municipal de negócios jurídicos, doutor Markus Henrique Tavares Silva, de imediato a guarda municipal se transformou em um “Comitê de gerenciamento de crise” e ficou responsável por centralizar todas as informações sobre os estragos e necessidades da população. De lá eram comunicados os órgãos competentes, a Elektro, o corpo de bombeiros, as equipes da prefeitura e a defesa civil para atuar nas comunidades. “Foram montadas equipes de trabalho distribuídas no município todo. O departamento de assistência social e a defesa civil, foram fazendo a visitação nas casas para avaliar o estrago e a necessidade de cada família, enquanto o corpo de bombeiros e as equipes do departamento de obras iam cortando as árvores caídas para desobstruir as passagens nas estradas e a Elektro cuidava das redes de energia elétrica”, comentou.

Veja mais:

Tempestade atinge Cesário Lange deixando estragos e famílias desabrigadas

Chuva adia a inauguração do fórum em Cesário Lange (SP)

Departamento de Assistência Social pede doações às famílias afetadas pelo temporal


   De acordo com o secretário de segurança Camilo de Lélis Machado, com as equipes da prefeitura trabalhando e a comunidade ajudando até as 23h de segunda-feira não havia mais, nenhum bairro isolado. “Na noite do primeiro dia, nós já não tínhamos comunidade isolada. Por um lado, ou por outro você chegava no bairro. Na terça-feira nós melhoramos os acessos, mas de imediato demos uma solução para os moradores dos locais atingidos” disse o secretário.
   Ainda há bairros sem energia elétrica e a companhia que administra as redes ainda não tem previsão de quando conseguirá restabelecer 100% do serviço.
   O departamento jurídico declarou que ainda não é possível mensurar todo o prejuízo e que ainda estão fazendo o levantamento, mas em uma prévia, divulgou que entre asfalto da cidade e a recuperação das estradas da zona rural e mais alguns órgãos públicos que vão precisar de reparo o dano passa de R$ 2,5 milhões, só na área pública, sem contar as perdas particulares que eles ainda devem fazer um levantamento prévio.

   Prejuízos
   Três famílias identificadas em situação de risco foram retiradas de suas casas e alojadas em uma pensão. Uma delas é a da dona Maria Luiza Leite, 64 anos, a casa dela fica no centro da cidade, a água subiu mais de um metro do nível do chão e família perdeu os móveis e todos os alimentos da dispensa. Ela, o marido e os dois filhos voltaram para casa na quarta-feira (25) para ver os estragos e separar o que sobrou. “Meu marido estava sozinho em casa na hora da chuva e ficou muito assustado quando viu que a água começou a subir. Primeiro ele tentou salvar os móveis, mas não teve jeito a água invadiu tudo. Ele só colocou a televisão em um lugar mais alto e teve que sair pela janela porque aqui dentro estava tudo boiando e dando choque. Um dos meus filhos estava trabalhando, o outro estava na escola e eu estava trabalhando em Sorocaba (SP), quando chegamos em casa estava tudo perdido e meu marido desesperado. Foi horrível, aí a assistente social veio aqui e levou a gente para dormir na pensão. Agora tenho que recomeçar a minha vida do zero. Graças a Deus não aconteceu nada para ninguém, mas não vai ser fácil recuperar tudo”, contou dona Maria.

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 54.227.6.156