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Home Cidades Quadra Profissionais, da área da educação, participam de Seminário em Quadra

Profissionais, da área da educação, participam de Seminário em Quadra

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   Pacto Nacional pela Alfabetização é o compromisso assumido

   Na quinta-feira (9) o município de Quadra (SP) realizou Seminário do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa.
   O evento ocorreu no Auditório do Centro de Capacitação entre às 9h e 12h.
   O evento é voltado aos profissionais da educação. Visando um compromisso formal, que é assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
   Logo após o seminário, hoube uma apresentação tetral dirigida pelo professor Benemari Sulivam, também um show musical com o Alessandro e uma confraternização entre os presentes.
   O Pacto
   No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
   1. O Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
   2. O desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
   3. Conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
   4. A ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.
   Dentro dessa visão, a alfabetização é uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.

 
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