Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Opinião Rapidinhas 13/12/2015

13/12/2015

E-mail

Lugar errado
Em Cesário Lange (SP) é comum ver alguns terrenos vazios que viram lixão! Por não ser habitado, algumas pessoas se sentem no direito de deixar ali os seus entulhos e lixos. Vale lembrar que a cidade não tem bueiros, responsáveis pelo escoamento da água da chuva, e se as pessoas continuarem jogando lixo na rua ele vai entupir os poucos bueiros que ainda restam, o que pode e causar alagamentos em dias de chuva forte. É preciso conscientiza a população para que isso não ocorra.

Água parada
Com as chuvas de verão no mês de novembro e começo de dezembro, a proliferação de mosquitos é ainda maior. E a preo-cupação é a mesma de sempre, água parada é igual mosquito da dengue. Os pernilongos já atormentam a vida dos cidadãos cesariolangenses, precisa-se agora tomar cuidado para que a cidade não enfrente uma epidemia de dengue. Vale lembrar que cidades da região como Cerquilho (SP), enfrentou no ano passado uma epidemia com mais de 150 casos confirmados.

Transmissor
Além da dengue o mosquito Aedes Aegypti transmite o zika vírus e a febre chykunguya. Doenças que tem sintomas parecidos ao da dengue. Porém, o zika vírus está relacionado também com a microcefalia. Doença caracterizada pelo desenvolvimento comprometido do cérebro de bebês recém-nascidos. Bebês com circunferência craniana abaixo dos 32 cm são considerados bebês com microcefalia. Devido a atrofia, as crianças tem seu desenvolvimento motor e cognitivo afetados.

Microcefalia
Apenas nesta semana, os casos de microcefalia aumentaram 41% e de 1248 foram para 1761 casos. Em relação aos anos anteriores os dados são bem menores. Em 2010 foram 153 casos registrados de malformação no país; em 2011 - 139; em 2012 - 175; 2013 - 167; e em 2014 - 147. Por essas estimativas, a ligação do zika vírus foi a explicação para um aumento tão significativo. Estão sendo investigadas agora 19 mortes de bebês com microcefalia. Os locais mais atingidos pelo surto de microcefalia é a região nordeste.

Subiu a venda
Após a relação entre os casos de microcefalia com o Zika Vírus, aumentou a procura por produtos que ajudam na proteção contra o mosquito, pelas gestantes. Repelentes e cremes. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não há qualquer impedimento quanto à utilização de repelentes de insetos por gestantes. Na região de Cesário Lange (SP) ainda não houve nenhum caso ligado ao zika vírus, mas serve de alerta para a população se conscientizar para combater o Aedes Aegypti.

Vai erradicar
A presidente da república Dilma Rousseff, afirmou que fará de tudo para erradicar o zika vírus do Brasil. A presidente disse que o governo está mobilizado para trabalhar pela prevenção do vírus. “Estamos mobilizando toda a estrutura da defesa civil nacional, nós estamos mobilizando da parte do governo federal o Exército, a Marinha, a Aeronáutica paras nos ajudar nessa ação de prevenção ao zika vírus”, afirmou. Dilma falou também da importância da população não deixar água parada.

Não haverá
Falando na presidente Dilma, o ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu na noite da terça-feira (8), suspender a formação e a instalação da comissão especial que irá analisar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Fachin determinou que os trabalhos sejam interrompidos até que o plenário do Supremo analise o caso. E a votação continua marcada para a próxima quarta (16). A medida tomada visa evitar atos invalidados.

Não é crime
Se por um lado o impeachmente é justo e esperado, por outro não é bem assim. A presidente Dilma Rousseff se reuniu com 16 governadores, que fizeram uma carta de apoio à presidente chamada “Carta à Legalidade”. No texto, os governadores dizem que a presidente Dilma não cometeu crime de responsabilidade e que o mecanismo do impeachment cabe quando houver comprovação de atos praticados pelo presidente da república, dolosamente, para ferir a Constituição e, na análise deles, não é esse o caso.

Iluminação...
As luzes brilhantes e coloridas, juntamente aos outros tipos de enfeites, criam uma atmosfera alegre e de solidariedade. Mas não podemos esquecer de prestar atenção também nos bastidores. De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), 2014 registrou 627 casos de acidentes por falta de cuidado nas instalações elétricas. O número representa um aumento de 18% em relação ao ano anterior, com maior frequência na época natalina.

...Com cuidado
Os homens são as maiores vítimas, sendo 560 casos contra 67 por parte das mulheres. As residências lideram o ranking de locais onde os acidentes por curto-circuito, choque e blackout acontecem. Lâmpadas ligadas na mesma tomada utilizada por outros aparelhos podem resultar em sobrecarga, pois concentram uma força adicional excessiva capaz de provocar um incêndio. E é importante lembrar que no momento da instalação das luzes os adaptadores devem estar desconectados das fontes de energia.

Investigados
Na cidade vizinha, Pereiras (SP) está ocorrendo desde a última semana de novembro, uma investigação por supostos “falsos eleitores”. A suspeita surgiu, depois que mais de 125 títulos foram transferidos para o município em 2015. Outro indício que levantou a suspeita da Justiça Eleitoral foi o endereço, visto que, 5 pessoas apresentaram o mesmo comprovante, e foi constatado que no local fica um estabelecimento comercial. 30 pessoas tiveram título cassado e respondem por falsidade.

Fraude
Se constatada a fraude as pessoas que transferiram o título e não moram na cidade, podem pegar até cinco anos de prisão por falsidade ideológica. Essas pessoas vivem na Grande São Paulo, em Cotia (SP), Itapevi (SP) e Osasco (SP), portanto não podem votar. Os eleitores suspeitos da fraude terão dez dias para comparecer ao cartório e depois mais cinco para apresentar uma defesa. A cidade tem 8,1 mil moradores, o IBGE. São pouco mais de 6,7 mil eleitores, de acordo com o Cartório Eleitoral.

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 54.82.57.154