Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Opinião Rapidinhas 17/01/2016

17/01/2016

E-mail

Chuva
Com os temporais dos últimos dias muitas casas vêm sendo prejudicadas devido a infiltrações de água, pequenos alagamentos e calhas que não aguentam o “peso” da chuva. Nesta época do ano é esperado as chuvas de verão, porém, já estamos registrando grande quantidade de chuva desde novembro passado, onde um temporal de 20 minutos devastou o município de Cesário Lange (SP) e Guareí (SP). No sábado (9) uma forte chuva com vento voltou a assustar os moradores de Cesário Lange.

Alagou
Cidades vizinhas como Tatuí (SP), Cerquilho (SP) e Porto Feliz (SP) tiveram registros de alagamento em alguns trechos. Em Tatuí o bairro Santa Rita foi o mais castigado, devido a forte chuva o trânsito foi interditado na altura da ponte Santa Rita havia risco de desabamento. Já em Cerquilho a avenida Washington Luiz ficou tomada pela água, dificultando a passagem de carros e o rio Sorocaba transbordou. Em Porto Feliz, o pedágio “inundou” bloqueando o trânsito.

Buracos
A chuva também causa estragos na infraestrutura da cidade de Cesário Lange (SP). Buracos foram registrados em alguns trechos do município após a chuva do sábado (9). Na Vila Nova o recapeamento recém realizado foi por “água abaixo”. Também na Avenida 3 de maio um buraco se abriu próximo ao CRAS (Centro de Referência e Assistência Social). A prefeitura tapou os buracos com pedras temporariamente, até a chuva parar para ser possível realizar os recapeamentos.

Dengue
Água já virou sinônimo do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, chykunguya e zika vírus. Vale lembrar que o zika vírus esta relacionado com o surto de microcefalia confirmado em Pernambuco e outros estados do Nordeste. Além da microcefalia a síndrome de Guillain Barré também está associada ao zika vírus. É caracterizada por uma doença neurológica que paralisa os membros inferiores, podendo atingir os superiores, ocasionando até a paralisia da respiração.

Caramujo
Além do mosquito Aedes Aegypti o caramujo africano tem sido uma dor de cabeça aos cidadãos cesariolangenses. Devido as chuvas o molusco aparece nas residências e se reproduz rapidamente. O caramujo além de aspecto “nojento” transmite doenças, entre elas o verme angiostrongylus cantonensis causador de meningite. A temporada de chuva é a mais favorável para combatê-los, pois por conta da umidade o caramujo costuma sair da toca aí basta jogar sal ou cloro em cima dele.

Lixo
Locais com entulhos e lixos acumulados são a morada preferida tanto do mosquito da dengue quanto do caramujo africano. Sem contar que o lixo descartado e locais irregulares pode entupir bueiros dificultando o escoamento da água da chuva causando transtornos como alagamentos e transmissão de doenças. É comum ver locais com caçamba e mesmo assim o cenário é de muito lixo... fora da caçamba! Os cidadãos devem se preocupar com o lixo, afinal é uma questão de saúde pública.

Mais cursos
A prefeitura de Cesário Lange (SP) está oferecendo cursos de climatização e refrigeração, pelo Via Rápida Emprego. As turmas serão de manhã, a tarde e a noite sendo que o período noturno já está com as vagas preenchidas. Os interessados devem procurar o Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social que fica na rua Joaquim Ribeiro da Silva, 621, munidos de todos os documentos pessoais e um endereço de e-mail. O curso terá duração de 20 dias e terá início no dia 15 de fevereiro.

Eleições
Autoridades divulgaram alerta sobre o golpe de pagamento do falso IPVA. A Secretaria da Fazenda alerta aos contribuintes que os canais oficiais para a obtenção de informações sobre o Imposto sobre o imposto são a página do IPVA www.ipva.fazenda.sp.gov.br e a rede bancária credenciada. A consulta deve ser realizada nos terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências, bastando o número do Renavam do veículo. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria.

Compras
Começo de ano é um prato cheio para os consumidores que desejam adquirir novos produtos com um desconto que vale a pena. O que restou das festas de final de ano vai para promoção, onde alguns estabelecimentos oferecem até 70% de desconto. A pechincha também é considerada em algumas ocasiões. Roupas, eletrodomésticos e eletroeletrônicos estão entre os mais procurados. A recomendação de economistas é ficar atento as condições de pagamento e aos juros se comprar parcelado.

Caiu!
Em novembro, o mês das compras de presentes, as vendas do varejo brasileiro registraram o pior resultado em 12 anos. Na comparação com o mesmo mês de 2014, o recuo foi de 7,8%, o maior desde março de 2003, quando a retração passou de 11%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O único setor do varejo que mostrou crescimento no mês de novembro foi o de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos que tiveram um aumento na procura de 2%.

Carnaval
O ano mal começou e já tem gente de olho nos feriados prolongados. O carnaval, apesar de ser ponto facultativo é a próxima data mais esperada. Cesário Lange (SP) já teve escola de samba, blocos e carros alegóricos desfilando na rua do comércio. A União Cesariolangense desfilou também nas cidades da região. A escolha do samba enredo era sempre ao final de cada ano. Em Porangaba (SP) a Unidos da Vila é motivo de orgulho, a escola também já desfilou em Cesário Lange.

Não tem mais
Além dos desfiles serem erradicados de Cesário Lange (SP), a festa de carnaval foi transferida da Praça da Matriz para o Nic (Núcleo de Integração Comunitária). Alguns carnavalescos reclamaram da mudança, outros porém concordaram que a medida pode trazer uma segurança maior pela entrada ser controlada por seguranças. No Nic ou na praça o carnaval de Cesário Lange jamais será o mesmo, sem sua escola de samba e seus carros alegóricos coloridos e enfeitados.

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 54.234.45.10