Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Cidades Pereiras Palestra Eu sou 12x8 é realizada em Pereiras

Palestra Eu sou 12x8 é realizada em Pereiras

E-mail

   A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da coordenadora do Programa de Saúde da Família – PSF, Graça Turri, realizou na sexta-feira, dia 19, uma palestra sobre hipertensão arterial, com o médico cardiologista Tadeu Luvisotto, no Centro Cultural Raphael Carlos Paschoal.

   Naquela oportunidade, profissionais da área aferiram a pressão arterial do público e também realizaram exames do nível de glicose no sangue (diabetes), o que é de suma importância, pois se tratam de doenças silenciosas que apenas através de testes é possível descobrir precocemente.

   Diversas autoridades estiveram presentes, entre elas, o prefeito Betinho Silveira, a primeira Dama Maria Antonieta Thomazella Silveira, secretário de saúde Francisco Paes Neto, secretário de Cultura Rogério Paschoal, vice-prefeito Ticão Turri, clinico geral Miguel Rossato Júnior, entre outras.

   Dr. Tadeu de início à palestra explicando sobre o que ocasiona a hipertensão arterial, quais são os sintomas e tratamentos.  Deu dicas para também para prevenir o aparecimento deste mal, que na maioria dos casos o indivíduo só a descobre quando algum órgão vital é afetado.

   A hipertensão arterial, popularmente conhecida como ‘pressão alta’, é uma doença comum, que atinge boa parte da população. Ela ocorre quando a pressão que o sangue faz nas paredes das artérias é muito forte, ficando acima dos limites normais (12 por 8).  Muitas pessoas nem sabem que tem pressão alta, pois, o organismo acostuma-se com os níveis elevados, que, contudo, vão comprometendo em silêncio órgãos como o coração, rins, cérebro e olhos.

   O hipertenso deve adotar um estilo de vida mais saudável, fazer exercícios regularmente e reeducar alguns hábitos alimentares. Evitar o excesso de sal, alimentos ricos em gordura animal, frituras, enlatados e bebidas alcoólicas é fundamental para o controle da pressão.

   São vários os fatores que podem ocasionar essa doença, como a hereditariedade, o stress, a obesidade e o diabetes. O cardiologista também informou que uma pessoa que sofre de hipertensão arterial na maior parte das vezes, deverá tomar alguns medicamentos e aproveitou para elogiar o posto de saúde de Pereiras, que disponibiliza diversos remédios desse tipo para a população.

   Para finalizar a palestra, Luvisotto de forma descontraída mostrou as "leis" para quem quer entrar para o clube dos infartados, como levar trabalho para casa aos finais de semana, ser mal humorado e não rir, comer apenas gorduras, etc.

   Em seguida, foi oferecido um coquetel de alimentos saudáveis aos mais de 100 presentes, com uma linda mesa de frutas, gelatinas, sucos. Também foi realizado um sorteio de brindes para os participantes, como medidores de pressão digitais, termômetros e camisetas.

   Segundo a secretária municipal de saúde o resultado do evento foi muito positivo e Graça Turri disse: "Agradeço primeiramente a todas as agentes de saúde e demais profissionais da área que participaram da organização da palestra, também aos colaboradores Rogério Paschoal, Betinho Silveira, Ticão Turri, Fundo Social de Solidariedade, Roberto Turri, Márcia R. Silveira Leite (Brilhos e Cia), Fernando Adesivão, Fabrício (papelaria Patrifa), Josué (Locadora de vídeos), Pedro Paulo P. Mazulquim, Marcelo Fraletti e aos vereadores José Maria Chagas Garcia, Fabio Nali, Adriana Molitor, Valter Foltran e Valter Ferreira.   Outros eventos relacionados a esse deverão realizados em nossa cidade, pois servem para orientar os cidadãos pereirenses sobre as doenças e tratamentos.

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 54.198.111.185